Grupos de Trabalho

Relação completa dos Grupos de Trabalho da VII Semana de Integração
GT 1 – Inter e transdisciplinaridade na educação


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Cristina Bonetti

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integracaointeredu@gmail.com

EMENTA

A discussão sobre Inter e Transdisplinaridade na Educação tem despertado diversos estudos que relacionam diferentes áreas do saber e destacam o diálogo expresso na relação entre as disciplinas, entre as práticas pedagógicas, entre as culturas e os valores. Nesse sentido, esse grupo de trabalho propõe uma interlocução entre pesquisadores de áreas distintas estudadas a partir de pressupostos da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, reconhecendo que a discussão vai além da compreensão dos conceitos e deve contribuir para a ampliação das ações educativas, sejam elas em ambientes formais ou informais voltadas para a formação humana.

GT 02 – Trabalho, Educação e Políticas Educacionais


PROFESSORES COORDENADORES:

Prof. Frederico Dourado R. Morais
Prof. João Ferreira de Araújo Junior

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integracaotrabalho@gmail.com

EMENTA

Com esse GT objetivamos ampliar o espaço de diálogo na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, acerca das seguintes temáticas: Trabalho, Educação e Políticas Educacionais, bem como, suas inter-relações no contexto do processo de produção social capitalista, especialmente, a partir de sua mais recente reestruturação produtiva que culmina com a Acumulação Flexível. Pretendemos refletir, por meio da análise e debates de produções acadêmicas das áreas da Educação e das Ciências Sociais, problemáticas referentes às relações entre o Mundo do Trabalho e a Educação com foco em: Reestruturação Produtiva, organização e gestão do trabalho pedagógico, Educação Básica, Educação Profissional, precarização do trabalho e movimentos sociais.

GT 03 – Formação de professores


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Cláudia do Carmo Rosa

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integracaoprofessor@gmail.com

EMENTA

O GT 3 receberá trabalhos concluídos e em andamento, que estejam vinculados a temas referentes à Educação e à formação de professores em qualquer área do conhecimento. Nosso objetivo é refletir a respeito de ações que promovam a formação docente, práticas docentes no estágio supervisionado, formação continuada, programas e projetos de desenvolvimento da formação do professor no contexto atual, além de reflexões a respeito de atividades e práticas que promovem a transdisciplinaridade no ensino. Além disso, serão aceitos estudos que aproximem a escola de educação básica e a universidade, teoria e prática. Outras pesquisas que fazem parte do escopo desse GT é com relação à formação do professor para a complexidade, a inclusão e o ensino de línguas para crianças.

GT 04 – Mídias, arte e educação


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Fabiana Cristina Pessoni
Profa. Elisangela Celita Gualberto

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integracaomidiasedu@gmail.com

EMENTA

As novas tecnologias modificaram significativamente a construção de conhecimentos nos sistemas de ensino (níveis fundamental, médio e superior). Podemos falar de uma circulação planetária de culturas que por intermédio das mídias digitais se tornam acessíveis e universalizam espaços, tempos, cenários em contextos, políticas educacionais, e alteram na sociedade as relações com o conhecimento produzido e sua reelaboração em cada área específica. Assim, objetivamos propor reflexões acerca das experiências em Mídias, Arte e Educação e LIBRAS para a circulação planetária de conhecimentos e saberes, relacionadas às diferentes linguagens, meios e processos de elaboração, inerente às práticas dentro e fora das instituições de ensino. O referencial teórico adota a perspectiva sociocultural na análise dos processos das interações de Vygotsky (2001), articulação da gênese das interações sociais com o exame do funcionamento dialógico discursivo de Bakthtin (1992) e proposta triangular de Barbosa (2002).

GT 05 – Educação infantil


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Lindalva Pessoni Santos
Profa. Silvana Custódio Pinheiro

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integracaoeducacao@gmail.com

EMENTA

Os trabalhos serão recebidos na categoria resultados de pesquisa, projetos e relatos de experiência desenvolvidos por pesquisadores e/ou profissionais que atuam na educação infantil. Poderão se inscrever trabalhos sobre fundamentos e princípios da educação infantil; a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil; a organização do tempo e do espaço na educação infantil; a infância, cultura e diversidade; infância e sexualidade; espaço da literatura infantil na formação da criança; planejamento e avaliação na educação infantil; registros; propostas e práticas curriculares na educação infantil; profissionalização docente para a educação infantil; processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos; desenvolvimento histórico das práticas de atendimento à infância no Brasil e sua legitimação através da construção de leis e da formulação de políticas públicas; corpo em movimento na educação infantil; a corporeidade e a criatividade na educação infantil; elaboração de propostas de jogos e atividades lúdicas para infância, o papel da educação infantil e o do educador infantil em relação às práticas de leitura e de escrita, concebidas como práticas sociais discursivas que devem ser desenvolvidas na escola em situações reais de uso da língua materna; a construção da autonomia e identidade da criança; as múltiplas linguagens e a organização do trabalho na educação infantil.

GT 06 – Diversidade, inclusão e educação especial


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Marlene Barbosa de Freitas Reis
Profa. Carla Salomé Margarida de Souza

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integracaodiversidade@gmail.com

EMENTA

Este Grupo de Trabalho (GT6), Diversidade e Educação tem como objetivo discutir o tema da diversidade e da inclusão em espaços escolares e não escolares, em suas múltiplas dimensões.  O GT6 se justifica ao conceber relevo às questões sociais emergentes, no campo dos direitos humanos, bem como em evidenciar aspectos emblemáticos sobre a educação inclusiva no cenário educacional contemporâneo. À abordagem que as políticas educacionais voltadas para as minorias, como as questões étnico-raciais, de gênero, orientação sexual tem recebido pelo Estado, o viés das ações fomentadas por programas sociais e educacionais no enfrentamento da violência nas/das instituições de ensino e em outros contextos sociais apontam avanços, disputas e muitas lacunas. À escola como espaço de diálogo e valorização das diferenças e da cultura nas suas diferentes interfaces, muitos são os desafios lançados, que por vezes se materializam e se complexificam no lócus escolar. Na escola todos os sujeitos têm direito ao atendimento adequado, mas, para isso, muito ainda precisa ser reivindicado e efetivado junto aos que, historicamente, têm sido silenciados ou segregados em ações cotidianas revestidas de preconceito e exclusão.

GT 07 – Estágio supervisionado


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Graziella Pereira Vieira
Profa. Kênia Abbadia de Melo
Profa. Maria Margarete Pozzobon

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integracaoestagio@gmail.com

EMENTA

O Grupo de Trabalho de Estágio Supervisionado - GT7 tem por objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos vinculados a resultados parciais ou finais de pesquisas de iniciação científica, TCC, pró-licenciatura, projetos de pesquisa, ou trabalhos de outras naturezas, bem como relatos de experiência que tratem de questões vinculadas ao planejamento, execução e reflexão da prática pedagógica realizada no estágio supervisionado. Essas produções estabelecem a relação entre teoria e prática, por meio da problematização, pesquisa e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo a compreensão da dinâmica da sala de aula, da escola e da comunidade escolar em suas múltiplas dimensões e especificidades, além das relações desses com os processos educativos e de formação de professores, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos, percepções, valores, atitudes e perspectivas sobre a profissão docente, contribuindo para uma compreensão da escola como espaço de construção de conhecimento.

GT 08 – Docência de língua portuguesa na educação básica


PROFESSORES COORDENADORES:

Prof. Wesley Luis Carvalhaes

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integracaoletramento@gmail.com

EMENTA

Este GT contempla pesquisas e relatos de experiência que discutem o ensino de língua portuguesa por meio de reiteradas práticas metodológicas tradicionais, na contemporaneidade, negligenciando e obliterando texto e discurso, além das condições sócio-histórico-culturais de emergência dos enunciados, com especificidades linguístico-pragmáticas relacionadas a contextos reais de uso, tais como: interlocutores envolvidos no processo interacional, relação afetiva (formal ou informal) entre eles, ambiente de linguagem, função enunciativa, tempo. A cristalização e a fragmentação da disciplina língua portuguesa, com conteúdos curriculares pré-estabelecidos, restringem a inter/transdisciplinaridade e, geralmente, interditam projetos didáticos que possibilitariam a formação integral discente. Também serão consideradas propostas de comunicação oral que, numa perspectiva sociointeracionista de ensino-aprendizagem, permeiem o exercício do letramento crítico, em detrimento das atividades mecânicas e contraproducentes de mera decodificação, identificação, paráfrase e repetição. Todas as dimensões da linguagem são fundamentais para o letramento crítico discente, ou seja, para que o aluno saiba ler diversos sistemas semióticos por meio tanto da estrutura, formulação de alicerce linguístico-textual, quanto do conteúdo, revelado pela forma e explicado pela presença dos discursos selecionados e dispostos no texto. Letramento, dessa forma, de acordo com Soares (2003), relaciona-se às condições apropriadas por um grupo ou por um indivíduo imerso em um contexto sócio-histórico-cultural, político, econômico, pragmático, linguístico, específico no ato de linguagem. Serão selecionadas investigações que abordem a promoção social dos educandos para a ampliação da competência linguística, textual e discursiva com o objetivo de engendrar a constituição autônoma e cidadã permitida pela leitura, produção de textos e análise linguística (GERALDI, 1996a, 1996b,1997c).

GT 09 – Ensino-aprendizagem de línguas adicionais


PROFESSORES COORDENADORES:

Prof. Marcelo Maciel Ribeiro Filho
Profa. Valéria Rosa da Silva
Profa. Valdilene Elisa da Silva

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integracaoadicionais@gmail.com

EMENTA

O GT9 acolherá pesquisas em desenvolvimento ou já concluídas, que estejam relacionadas à Linguística Aplicada ou à Linguística Aplicada Crítica, com destaque para os estudos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. O objetivo deste GT é discutir estudos que focalizem a prática docente de línguas estrangeiras/adicionais em contextos diversos, envolvendo, sobretudo, questões como: as diferentes concepções de ensinar e aprender língua estrangeira/adicional; as relações entre ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional e questões identitárias, sociais, culturais e políticas; (multi)letramentos(críticos) e ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional; educação linguística e decolonialidade; dentre outras questões que permeiam o processo de ensinar e aprender uma língua estrangeira/adicional na atualidade.

GT 10 – Estudos literários


PROFESSORES COORDENADORES:

Prof. Johnwill Costa Faria

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integracaoliterarios@gmail.com

EMENTA

A proposta do GT é apresentar os vários aspectos que envolvem a Literatura, levando-se em conta a produção de textos nas diversas modalidades dos gêneros literários. Além disso, propõe-se a observação do desenvolvimento de uma visão crítica sobre a produção literária e a história da literatura, respaldado pela teoria literária, estudo da literatura brasileira, de língua portuguesa e língua inglesa, bem como a literatura comparada. Nesse ensejo, as várias correntes teóricas dos Estudos da Tradução apresentam um olhar apurado sobre a produção literária de outros idiomas, da literatura e cinema, como também das artes plásticas. Dessa forma, a história literária e crítica, teorias e crítica da poesia, teorias e crítica da narrativa, teorias e crítica do drama e relações intersemióticas fazem parte dos trabalhos do presente GT.

GT 11 – Linguagem, discurso e identidades


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Fernanda Fernandes P. De Almeida Lima

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integracaolinguagem@gmail.com

EMENTA

O GT11 – Linguagem, Discurso e Identidades objetiva apresentar alguns estudos desenvolvidos na perspectiva da Linguística em geral e da Análise do Discurso de linha francesa, com a finalidade de fomentar a troca de experiências entre professores e alunos da Graduação e Pós-Graduação em Letras ou em áreas afins, que realizam pesquisas fundamentais à compreensão da articulação entre língua, discurso e práticas identitárias. Com a perspectiva de que a linguagem deve ser pensada em sua relação com a história, concebida como parte constitutiva do sujeito simbolicamente situado, buscamos ratificar o diálogo entre universidade e sociedade, enquanto lugares de discursos, e convocamos os sujeitos envolvidos a refletirem sobre o conhecimento que constroem, a ciência que produzem e os instrumentos com os quais trabalham na produção do saber.

GT 12 – Cultura Escolar, Fundamentos da Educação e Currículo


PROFESSORES COORDENADORES:

Profa. Lilian de Castro Junqueira
Profa. Valdirene Alves de Oliveira
Prof. Cleumar de Oliveira Moreira

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integracaocultura@gmail.com

EMENTA

No GT Cultura Escolar e Currículo pretendemos socializar e discutir as comunicações orais de Pesquisas (em curso ou concluídas), relatos de experiências de Ensino e Extensão, desenvolvidos a partir de aspectos curriculares e de questões culturais relacionados à educação formal/informal. Serão aceitos trabalhos fundamentados em perspectivas interdisciplinares, nas suas mais diferentes dimensões: etnias, gêneros, religiosidades, poder, ideologias, epistemologias, tecnologias, subjetividades. Análises da elaboração e possíveis impactos para a educação a partir das BNCCs